FacebookPixel
Geral

Guia para construir casa: do crédito às dicas para reduzir custos

O que deves saber sobre o crédito à construção e formas de descomplicar o processo de construir uma casa.
21 abr 2023 min de leitura

Comprar casa é um dos objetivos de vida de muitas pessoas, mas nem sempre as opções disponíveis no mercado correspondem às expectativas daquilo que se tem em mente. Optar por construir casa é uma solução, contudo, trata-se de uma decisão que deve ser bem ponderada, uma vez que, na maioria dos casos, este é um processo moroso e que envolve várias etapas. Neste guia, deixamos-te várias dicas para tentar reduzir os custos, mas também aquilo que deves saber se quiseres pedir um crédito à construção.

Em comunicado, a Decisões e Soluções (DS) explica que o crédito à construção é muito semelhante a um crédito habitação, mas que existem diferenças:

  • Num crédito habitação, o capital é disponibilizado na íntegra no ato da escritura;
  • Num crédito à construção, o capital é distribuído em diferentes tranches mediante a evolução da obra e após a realização de vistorias pedidas pelo mutuário.

Outra diferença centra-se no montante de financiamento. No primeiro caso, o montante máximo ronda os 90% do valor mais baixo quer seja o da avaliação ou o da aquisição, já no caso do segundo, o valor pode ir até aos 100% do valor total da construção.

A imobiliária deixa ainda vários 5 conselhos para quem estiver a pensar construir uma casa, que agora reproduzimos, explicando os passos que se devem ter em consideração durante o processo:

  1. Encontrar um terreno – Para construir uma casa é “imprescindível decidir qual a zona de eleição e adquirir um terreno com licença para construção” - caso a pessoa não tenha já um na sua posse, claro.
  2. Solicitar um Pedido de Informação Prévia (PIP) – Nesta fase, explica a imobiliária, deves dirigir-te à Câmara Municipal onde se encontra localizado o terreno a fim de obter o Pedido de Informação Prévia (PIP), informando que pretendes avançar com a construção do imóvel. Posteriormente, a autarquia vai conceder-te um documento que confirma se o terreno pode ser utilizado;
  3. Pedir um projeto de arquitetura – Para conseguires desenhar e conceber o imóvel dos teus sonhos, vais necessitar de fazer, com a ajuda de um arquiteto, um levantamento topográfico e requisitar documentos específicos relativos a esgotos, água, gás e comunicações. Logo que tenhas todos estes documentos, vais receber um alvará de construção que confirma que a habitação projetada está de acordo com a legislação e a regulamentação em vigor;
  4. Orçamentar a obra – “É tempo de fazer contas”, sublinha a DS. Podes começar a idealizar a sua casa logo após decidires o valor que estás disposto a investir. Neste sentido, é essencial ter um orçamento de modo a estabelecer um limite máximo de despesa e evitar, assim, eventuais custos extras.
  5. Construção da casa –Nesta etapa, é vital reunir uma boa equipa de profissionais de construção que garanta segurança e confiança ao longo do processo. “Sugerimos que recorras a um bom engenheiro civil que consiga acompanhar a obra, tal como um empreiteiro profissional. Assim, consegues confirmar que a construção tem qualidade, que cumpre os prazos estipulados e que respeita o orçamento”, frisa a consultora.
construir casa
Foto de Kari Shea no Unsplash

Estratégias para poupar na construção da casa

Perante a instabilidade e incerteza económica que se faz sentir no país e no mundo, muitos olham para a vontade de construir uma casa como um sonho cada vez mais inalcançável. A pensar nisso, a GesConsult, empresa especializada na gestão e fiscalização de obras, apresenta 5 formas de reduzir os custos inerentes à construção de uma casa e facilitar a concretização desse sonho:

  1. Definir objetivos claros: a GesConsult aconselha-te a explorar bem a zona onde pretendes construir, conhecer os serviços que rodeiam a zona de implementação do projeto e o impacto que a escolha terá no teu dia a dia. É essencial ainda avaliar todas as opções e definir exatamente quais os objetivos da obra, de modo a evitar alterações a meio do processo;
  2. Procurar aconselhamento: é ainda importante “contar com uma equipa técnica especializada, que apoie o proprietário na sugestão de opções mais viáveis e que acompanhe todas as fases do processo de construção ajuda à tomada de decisão e contribui para um controlo de custos e de calendário de execução”.
  3. Estipular um orçamento: construir uma casa é, na maior parte dos casos, um dos maiores investimentos da vida, pelo que todas as rubricas de despesa devem ser avaliadas cuidadosamente. “É importante não só fazer uma estimativa do montante que se está disposto a investir, como ter conhecimento dos materiais e sistemas que se vão implementar. Dar a conhecer esta expectativa à equipa técnica fará com que se otimizem soluções que encaixam no orçamento”, frisa a empresa.
  4. Considerar a eficiência energética: apesar de, à primeira vista, poder parecer um conjunto de encargos extra, investir em sistemas de isolamento térmico, sistemas de climatização eficientes e até em janelas adequadas representa, a longo prazo, uma poupança significativa - tanto financeira, como de conforto em casa e de pegada ambiental;
  5. Ser paciente: é importante pensar no projeto a longo prazo e não descurar os pormenores. Construir uma casa representa um marco e, também, um processo longo, sujeito a imprevistos. A GesConsult salienta que é, por isso, “importante manter a calma, não saltar etapas e fazer bem feito, aproveitando todos os momentos até à concretização do produto final”.
Fonte: Idealista
Geral
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.