FacebookPixel
Geral

Crédito habitação: como mudar de taxa variável para taxa fixa

Especialistas explicam como fazer esta alteração, as comissões a pagar e se é recomendável dar esse passo neste momento.
21 jan 2022 min de leitura

Com a Euribor em mínimos históricos e a previsão de que se manterá baixa durante os próximos anos, muitas pessoas questionam-se se convém alterar o crédito habitação de taxa variável para taxa fixa e como funciona este processo. A verdade é que se trata de um procedimento muito simples. Atualmente, os empréstimos com taxa fixa estão bastante baixos, pelo que é um bom momento para fazer a mudança, de acordo com os especialistas.

Como alterar o empréstimo de taxa variável para taxa fixa

Antes de mais, tal como recordam desde o idealista/créditohabitação, deves saber que existem duas formas de passar o empréstimo de taxa variável a fixa:

  • 1. Aditamento ao contrato de empréstimo

aditamento ao contrato de empréstimo permite-nos modificar as condições contratadas, entre elas o tipo de taxa, alterando de variável a fixa ou vice-versa. Sem dúvida, trata-se da opção mais simples e recomendável se apenas desejamos alterar o tipo de taxa. Para efetuar esta alteração basta contactarmos o banco onde temos o nosso crédito habitação e procedermos à atualização de condições.

Mudar crédito habitação
Pexels
  • 2. Transferência de crédito para outra instituição

Outra possiblidade para passar o crédito habitação de taxa variável para fixa é mediante a transferência de crédito para outra instituição. Por outras palavras, mudar de banco. Com a mudança de banco, não só podemos negociar melhores condições do que aquelas que temos no nosso crédito habitação (por exemplo os produtos associados ao empréstimo), como podemos optar por um tipo de taxa diferente do atual, no caso mudar de taxa variável para taxa fixa.

Quanto custa mudar o empréstimo de taxa variável para taxa fixa?

preço para alterar o tipo de taxa do crédito habitação dependerá da forma como o efetuamos:

  • 1. Aditamento ao contrato de crédito

No caso de optarmos apenas pela mudança das condições do nosso empréstimo atual, sendo de comum acordo entre o cliente e o banco, não haverá lugar a qualquer comissão por esta alteração.

  • 2. Transferência de crédito habitação para outra instituição

Neste caso, o que o cliente terá que suportar é a comissão de amortização antecipada do empréstimo (máximo de 0,50% para os empréstimos com taxa variável) e os custos de formalização do novo empréstimo junto da nova instituição.

Transferir crédito habitação
Pexels

No entanto, é importante salientar que existem vários bancos com campanhas de transferência de crédito habitação, mediante as quais suportam não só os custos de amortização do empréstimo junto do banco atual, como os custos de formalização do novo crédito, pelo que é interessante comparar créditos habitação e entidades bancárias antes de decidirmos por uma opção ou outra.

É recomendável alterar o crédito habitação de taxa variável para fixa?

Agora que já sabemos como passar de taxa variável a taxa fixa, fica a questão: será o mais recomendável?

taxa variável é definida de acordo com o nível da Euribor (ou os juros de referência que se utiliza em cada caso) no momento da escritura. Desta forma, se a Euribor está baixa, pagar-se-ão poucos juros ao longo da vida do empréstimo e se estiver alto pagam-se mais juros durante o crédito. Por outro lado, num empréstimo com taxa fixa paga-se sempre a mesma prestação, desde a primeira até à última mensalidade.

Atualmente, o nível da Euribor está em mínimos históricos e tudo leva a crer que, pelo menos, nos próximos anos, se manterá em níveis baixos, desde que o Banco Central Europeu (BCE) não altere a sua política monetária. Mas também é certo que os créditos habitação com taxa fixa estão bastante baratos. Quer isto dizer que quem contratar taxa fixa, neste momento, beneficiará de taxas baixas, e ficará seguro caso a Euribor venha a subir no futuro.

Fonte: Idealista

Geral
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.