FacebookPixel
Geral

Comprar casa? Fatores a ter em conta

Comprar casa é sempre uma decisão importante, que exige ponderação e (boa) preparação prévia. Eis as dicas da Zome
04 mar 2022 min de leitura

Comprar casa é sempre uma decisão importante, que exige ponderação, mas acima de tudo uma (boa) preparação prévia. É importante que, antes de tomar uma das decisões mais importantes da sua vida, faça algumas questões simples, mas que podem fazer toda a diferença. Qual o capital que tem disponível e o valor do imóvel que quer comprar? E para a entrada, tem o capital necessário, que será um mínimo de 10% ou 20% do valor do imóvel? Conhece todos os custos em que pode incorrer durante a compra? Onde quer morar e o que é mais importante na escolha da localização? A Zome dá uma ajuda, para que possa dar o primeiro passo com convicção e segurança.

“Num primeiro momento, é importante ter consigo todos os dados, porque comprar casa, como em qualquer situação, tem vantagens e desvantagens”, explica João Morgado, Chief Operations Officer (COO) da Zome.

Por um lado, com a compra de uma casa está a construir património: pode fazer todas as alterações sem ter de pedir autorização; pode valorizar o seu imóvel no futuro e as prestações são mais baixas do que numa situação de arrendamento, tendo em conta as atuais taxas de juro e os valores médios de rendas. Por outro lado, as desvantagens mais comuns são os custos iniciais, as despesas adicionais como o IMT, IMI, escritura, imposto do selo e seguros de vida e multirriscos, e o facto de todo o processo ser mais burocrático. 

Comprar casa nova
Foto de cottonbro no Pexels

Ter poupanças? Sim…

Em termos de capacidade financeira para dar este passo, é importante ter algumas poupanças para eventuais imprevistos, e verificar que cumpre três requisitos que serão decisivos para pedir um empréstimo: ter um trabalho em regime efetivo, ou ter uma fonte de rendimentos que comprove ao banco a capacidade para suportar a prestação do crédito, e não ter dívidas no Banco de Portugal. Se for comprar casa em conjunto, é importante que ambas as partes confirmem que têm estas condições. Se vai comprar casa sozinho, não se preocupe, pois já é possível pedir um crédito habitação com apenas um único titular. 

Se vai comprar casa, jogue pelo seguro. Procure imóveis que estão de acordo com o capital que tem disponível. Contudo, este não é o único valor que deve ter em conta, pois terá despesas adicionais com impostos, burocracia e comissões bancárias e, no momento de fazer contas e definir o seu orçamento, todas estes gastos devem estar incluídos. 

Comprar e vender casa
Photo by Zan on Unsplash

Encontrei a casa ideal. E agora?

Quando tiver encontrado o imóvel ideal, há ainda uma etapa essencial antes de avançar para a escritura. Deve tentar obter o máximo de informação que conseguir sobre a casa. Para isso, há documentos que o ajudam, tais como: 

  • Ficha técnica de habitação, que incluirá todas as obras de reconstrução, ampliação ou alteração feitas no imóvel;
  • Caderneta predial, através do qual conseguirá saber se o IMI está regularizado; 
  • Certidão de teor, que pode ser pedida na Conservatória do Registo Predial para saber se o imóvel tem penhoras associadas; 
  • Certificado energético e o historial do condomínio, para ter acesso às atas da assembleia de condomínio, o valor das quotas e o do fundo comum de reserva para saber com o que pode contar no futuro. 

Na Zome, aconselhamos sempre a fazer uma autoavaliação da sua situação atual, financeira e pessoal, preferencialmente com a ajuda de um intermediário de crédito, para que possa desfrutar verdadeiramente de todo o processo sem surpresas desagradáveis. Para o ajudar a verificar as suas capacidades financeiras reais e fazer uma triagem personalizada das melhores soluções, tais como a necessidade de fiador ou o tipo de empréstimo a pedir ao banco, é aconselhável procurar um intermediário de crédito certificado. Estes profissionais vão ajudá-lo a poupar tempo e estarão a seu lado durante todo o processo junto das entidades bancárias. O Banco de Portugal tem ao dispor uma lista de intermediários de crédito que pode consultar para pedir ajuda. 

Na Zome pode também ter ao dispor uma plataforma que permite fazer todo o processo de compra de um imóvel numa experiência 100% digital, à exceção da escritura, através da plataforma Zome Now. Os nossos consultores guiam os clientes em todos os passos do caminho, porque acima de tudo acreditamos que é fundamental estar perto de profissionais qualificados, para que consiga fazer uma escolha informada e ter um processo sem percalços, num momento tão importante como o da compra de uma casa.

Fonte: Idealista

Geral
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.