FacebookPixel
Geral

Bambu, palha ou cortiça: os novos materiais para construir casas

Há cada vez mais materiais naturais serem usados na construção de edifícios. Opções sustentáveis e que poluem menos.
09 jun 2023 min de leitura

Uma casa sustentável surge de uma adequação de diversos fatores construtivos sustentados nos três pilares da sustentabilidade: económico, social e ambiental; incorporados em todas as etapas do seu ciclo: conceção - construção - uso - demolição. Sendo o setor da construção considerado uma das maiores fontes de poluição ambiental, algumas opções de materiais mais sustentáveis apresentam-se como forma de minimizar alguns desses impactos, assumindo-se como novas tendências de arquitetura. 

Quando tratamos de um processo de construção com o objetivo de minimizar o impacto da obra no meio ambiente, seja ele natural ou artificial, o uso mais sustentável dos recursos torna-se fundamental,  tal como explica a MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, neste artigo preparado para o idealista/news.

A importância do uso dos materiais naturais

  • Aprendendo com arquiteturas mais vernaculares e que fazem uso dos seus recursos naturais, o bambu é uma dessas opções. Sendo uma planta de rápido crescimento e com uma excelente resistência em relação ao seu peso, o bambu pode ser aplicado tanto a nível estrutural como em revestimentos.
 Housing Now
Casas de bambu/ Projeto Housing Now
  • Também o cânhamo é utilizado através das suas fibras que, juntamente com cal, cria materiais semelhantes ao betão, mas bastante mais leve. O cânhamo tem também a característica de que absorve mais CO2 do que emite.
  • Uma outra tendência que surge com a necessidade de construção rápida, são as habitações modulares que nos apresentam as lajes de betão pré-formadas, que exigem um menor consumo de energia na sua produção e na sua montagem, através também do seu ambiente de produção controlado que evita eventuais demolições por defeito.
casas de palha
Casa feita de madeira e palha/ Créditos: Juri Troy (estúdio Caravan Atelier)
  • Um outro material é a palha, que misturada com argila forma os preenchimentos entre estruturas e serve como material de isolamento sonoro e térmico. Descobre aqui quanto custa uma casa de palha.
  • Deixamos para último a cortiça, um tesouro nacional que regenera constantemente e que tem vindo a substituir diversos materiais para isolamentos e revestimentos devido aos seus ótimos comportamentos em situações onde é aplicada. 
casas de madeira
Casa em madeira, cortiça e palha/ LCA Architetti

Reciclagem e reutilização

Tendo em conta o impacto ambiental na produção de diversos materiais, tem havido uma grande aposta na reciclagem e reutilização de materiais, eliminando assim o fator desperdício. O plástico tem sido o material mais reciclável e que mais facilmente se transforma em novas criações.

madeira recuperada pode também significar novas opções na construção de uma habitação. O aço é outro material que tem a característica de manter as suas características originais.

Através destas várias opções que surgem para minimizar o impacto do mundo da construção, o objetivo terá de ser sempre um futuro que integre as melhores soluções para um melhor uso da arquitetura.

Fonte: Idealista

Geral
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.