Geral 18 municípios vão gerir imóveis do Estado para dar casas acessíveis Há mais de 4.000 imóveis devolutos do Estado. Autarquias de Lisboa, Porto, Sintra, Cascais e Coimbra vão assumir gestão. 21 jul 2023 min de leitura O levantamento de imóveis devolutos do Estado que podem ser colocados no mercado com rendas acessíveis começou em 2020. E, de lá para cá, já foram identificados mais de 4.000 imóveis públicos, entre terrenos e edifícios, que estão distribuídos um pouco por todo o país. Sabe-se, agora, que há 18 câmaras municipais interessadas em gerir estes imóveis do Estado, como é o caso das autarquias de Lisboa, Porto, Sintra, Cascais e Coimbra. A gestão destes imóveis públicos com aptidão habitacional pode ser descentralizados para as autarquias que tiverem interesse. E até agora contam-se 18 autarquias que estão disponíveis para assumir a gestão dos imóveis do Estado de forma que possam ser colocados no mercado de arrendamento acessível, escreve o Jornal de Negócios. Estes são os 18 municípios que vão gerir os imóveis devolutos do Estado localizados nos seus territórios: Lisboa; Porto; Sintra; Cascais; Almada; Amadora; Barreiro; Braga; Caldas da Rainha; Chaves; Oeiras; Palmela; Penafiel; Figueiró dos Vinhos; Seixal; Vila Franca de Xira; Vila Nova de Gaia. E que imóveis devolutos do Estado são estes? Foram identificadas casas de guardas florestais e magistrados, antigas escolas, antigas residências de estudantes e também prédios urbanos, lojas, armazéns, garagens e lotes de terrenos para construção. Entre eles está, por exemplo, o antigo hospital Miguel Bombarda e o hospital Militar da Estrela, ambos em Lisboa, e também as Instalações da Manutenção Militar, no Porto, refere o mesmo jornal. Fonte: Idealista Geral Partilhar artigo FacebookXPinterestWhatsAppCopiar link Link copiado